Rua Padre Toledo Tagues, 221, Carrancas, Minas Gerais, Brasil - (035) 3327-1031

CARRANCAS

A cidade

Quem conhece Carrancas sente um misto de surpresa e familiaridade. Surpresa devido às atrações naturais que se estendem por todo o município. São dezenas de cachoeiras, poços e escorregadores naturais, em meio à mata preservada, cercada de muito ar puro, animais silvestres e flora exuberante. Já a familiaridade se dá ao reconhecermos em seus montes e grutas, chapadas e canyons, cenários de histórias retratadas em novelas e filmes, como por exemplo: Alma Gêmea (2004), Paraíso (2009), Amor Eterno Amor (2012), Império (2014).

HISTÓRIA

A história aqui começa em 1718, quando o bandeirante paulista, Capitão João Toledo Piza, desbravava as terras das gerais à procura de ouro, pedras preciosas e diamantes. Na sua busca, encontrou no alto das serras e nas encostas dos vários rios que nascem na região, uma terra fértil e de grandes riquezas minerais. Assim, foi fundada, em 1720, a vila de “Nossa Senhora do Rio Grande”, primeiro nome do povoado. 

CURIOSIDADES

Por sua elevação de 1.060 metros, tem temperatura média máxima de 25ºC e mínima de 10ºC. Durante o dia o clima é quente, ideal para curtir as belas paisagens e banhos. Já à noite, a temperatura amena é um convite para aproveitar momentos românticos na cidade. As belezas naturais contam com mais de 70 cachoeiras. As mais conhecidas são: Fumaça, Zilda, Índios, Serrinha, Poço Esmeralda. Alcançá-las é um grande prazer, pois é necessário atravessar belas trilhas e andar por meio de verde e ar puro. Some-se a isso grutas, pinturas rupestres e prédios históricos. 

O NOME

Várias histórias são contadas sobre o nome da cidade. Mas, a considerada oficial, tem como referência a geologia da região. Os registros contam que, devido a duas formações rochosas no alto da serra, muito semelhantes a rostos gigantes, a vila passou a chamar-se “Carrancas”. Hoje a cidade e sua zona rural tem uma população aproximada de 5.000 habitantes.

MAIS CURIOSIDADES

Em 1822, Carrancas recebeu a visita do cientista e botânico francês Auguste de Saint-Hilaire (1779-1853) que catalogou várias espécies de mini orquídeas raras na região. A Igreja Matriz foi construída em 1720. Em seu interior possui pinturas de Mestre Joaquim José da Natividade, discípulo de Aleijadinho. A cidade também é conhecida por produzir as melhores cachaças e queijos da região.

SERVIÇOS

A cidade conta com Posto Policial, posto Banco do Brasil, Hospital, Farmácia, mercados, vendas, lojas de artesanato, serviços de guia turísticos, e um Centro de Atendimento ao Turismo – CAT.

Em Carrancas só existe uma agência bancária, que é a do Banco do Brasil e uma Lotérica da Caixa Federal. Não há quiosque ou bancos 24 horas.

Conheça as belezas que fazem de Carrancas um lugar único.

APP CACHOEIRAS ESTRADA REAL

Para conhecer mais as cachoeiras de Carrancas, saber distâncias, trilhas

e até mesmo como chegar até elas, sugerimos o aplicativo CACHOEIRAS ESTRADA REAL.